Seja bem-vindo
Taquarussu,23/02/2024

  • A +
  • A -

Saiba qual é o seu signo no calendário chinês e entenda como cada ciclo é calculado

g1.globo.com
Saiba qual é o seu signo no calendário chinês e entenda como cada ciclo é calculado
Publicidade


Horóscopo chinês tem 12 signos que duram um ano inteiro e são representados por animais. Ano de 2024, que equivale a 4.722 no calendário usado na China, é o ano dragão com elemento madeira. Dragão usado em desfile para celebrar o Ano Novo Chinês na Liberdade, Zona Central de São Paulo, em 2023
Nelson Almeida/AFP
No horóscopo chinês, os signos duram um ano inteiro, e não apenas cerca de um mês. Isso porque, lá, o parâmetro são os calendários lunar ou solar, definidos com base nos movimentos da lua e do sol. Outra diferença: os signos chineses são representados por animais, e não por constelações.
🔀 De forma simplificada, é possível dizer que cada ano do calendário gregoriano (usado na maioria dos países ocidentais) tem um animal equivalente no horóscopo chinês. No entanto, nem sempre o ano inteiro terá um mesmo animal como signo, já que o ano chinês começa entre meados de janeiro e fevereiro.
🌛 Pelo calendário lunar, o próximo ano novo chinês começa às 19h59 desta sexta-feira (9), no horário de Brasília, que corresponde a 6h59 deste sábado (10) em Pequim.
☀️ Mas, pelo calendário solar, referência para algumas escolas de astrologia, o ano novo chinês começou em 4 fevereiro, no horário de Pequim (veja detalhes ao final desta reportagem).
🐲 O ano de 2024 (que equivale a 4.722 no calendário usado na China) é o ano dragão com elemento madeira.
🔎 O g1 conversou com a consultora em Feng Shui e astrologia chinesa Adriana Di Lima, que explicou como funcionam os signos no calendário chinês e como se calcula cada ciclo (veja mais abaixo).
🗓️ É importante lembrar que o fato de haver duas possibilidades na hora de definir o signo chinês (calendário da lua x calendário do sol) pode gerar uma pequena variação no signo para quem nasce entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.
Esta reportagem aborda os seguintes pontos sobre os signos chineses:
Ciclo de 12 signos
Cada signo é um animal
O signo de cada ano
Cinco elementos
Características de cada elemento
Anos diferentes no calendário gregoriano
Ciclos de 12 signos
O horóscopo chinês também tem 12 signos. Cada ano é regido por um animal, de forma que todas as pessoas nascidas naquele intervalo de tempo têm o mesmo signo.
Cada signo é um animal
Os signos são representados no calendário chinês pelos animais abaixo. Os dois exemplos de características associadas a cada um foram dados pela especialista Adriana Di Lima.
🐭 rato (ou camundongo) - tem curiosidade e habilidade para enfrentar desafios.
🐮 boi (ou búfalo) - age com calma e busca ser independente.
🐯 tigre - tem dinamismo e vigor estimulante.
🐰 coelho - tem graciosidade natural ao agir e sensatez.
🐉 dragão - tem vitalidade e altivez.
🐍 cobra (ou serpente) - astúcia e sabedoria inata.
🐴 cavalo - busca por viver com liberdade e prazer.
🐐 carneiro (ou cabra, ovelha, bode) - apresenta integridade e sinceridade.
🐵 macaco - tem facilidade para improvisar e usar recursos inovadores.
🐓 galo (ou galinha) - aparenta ser herói e denota confiança.
🐶 cachorro - tem lealdade e constância nas ações.
🐷 porco (ou javali) - honestidade e simplicidade.
O signo de cada ano
Na tabela abaixo, é possível ver os signos referentes a cada ano:
Signos no calendário chinês
Veja, abaixo, o vídeo sobre a comemoração do ano novo chinês em 2023:
Países asiáticos comemoram a chegada do Ano Novo Lunar
Cinco elementos
Cada um dos 12 signos chineses é acompanhado de um dos cinco elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água), que representam períodos de energia.
A cada novo período do signo, um elemento o acompanha e dá características específicas. O período de dragão com elemento madeira, por exemplo, referente a 2024, tem características diferentes de dragão com elemento água.
"A cada 12 anos, vai vir um dragão de um elemento. Este ano é o dragão com elemento madeira, mas daqui a 12 anos vai ser dragão com outro elemento. Isso é uma tabela complexa. É melhor analisar caso a caso do que tentar explicar uma fórmula que defina o elemento daquele ano", diz Adriana.
Características de cada elemento
A especialista citou dois exemplos de características associadas a cada um dos elementos dos signos.
🪵 madeira - dinamismo e criatividade.
💧 água - fluidez e comunicação.
⌛ terra - conservação e manutenção.
🥌 metal - rigidez e disciplina.
🔥 fogo - alegria e impulsividade.
Anos diferentes no calendário gregoriano
Por seguir uma lógica diferente do calendário gregoriano, adotado na maioria dos países ocidentais, o ano do calendário chinês não começa em 1º de janeiro. O início varia.
Portanto, para saber qual é o seu signo, é necessário checar a data do início e do fim de cada ano no calendário chinês.
O ano chinês equivalente a 2024, por exemplo, é 4.722 (do dragão). Ele começou em 4 de fevereiro, segundo o calendário solar, principal referência para algumas escolas de astrologia chinesa. Para outras escolas, o ano começará só em 10 de fevereiro, porque elas levam em conta o calendário lunar, principal referência para as comemorações do ano novo na China.
Adriana Di Lima explica que, pelo calendário solar, o ano novo chinês sempre vai ocorrer nos dias 3, 4 ou 5 de fevereiro.
Seguindo o calendário lunar, a mudança de ano ocorre em datas que podem variar entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Portanto, para quem nasce neste período entre os dois primeiros meses do ano, é importante consultar quando ocorreu a passagem anual no calendário chinês.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.