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Dona de Ponto Frio e Casas Bahia terá loja física sem estoque e só mostruário digital

Integração de lojas físicas ao e-commerce é tendência mundial; nova loja deve ser inaugurada no segundo semestre e terá interface
Dona de Ponto Frio e Casas Bahia terá loja física sem estoque e só mostruário digital

Dona de Ponto Frio e Casas Bahia terá loja física sem estoque e só mostruário digital

27/04/2017 20:30


g1.globo.com / Reuters

A varejista de eletroeletrônicos e móveis Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, começará a testar entre agosto e setembro dois novos modelos de lojas físicas. Um deles é uma lojas sem estoque, na qual os clientes poderão interagir com um catálogo digital.
"É um modelo disruptivo...que entendemos que precisamos ter para o futuro", disse o o presidente da companhia, Peter Estermann.
O outro modelo contempla uma loja menor, com exposição de produtos físicos e online por meio de catálogo digital, em um modelo semelhante ao já praticado pela rival Magazine Luiza.
A adoção de formatos de lojas integradas com o e-commerce é uma das grandes tendências do varejo mundial. A ideia é que as pessoas usem a loja como uma espécie de show room, mas que tenham acesso ao estoque total de produtos da empresa e não apenas o que há no estoque de determinada loja.

Resultado

A Via Varejo reportou na véspera lucro líquido de R$ 97 milhões no primeiro trimestre, revertendo prejuízo de R$ 237 milhões registrado no mesmo período de 2016, com crescimento de receita e margem bruta.

Para abril, a previsão da empresa é continuar com resultado positivo de vendas, mesmo com um número menor de dias úteis, que tendem a afetar significativamente o desempenho do setor.

De acordo com Estermann, a companhia ajustou estratégias de venda para compensar os feriados. "Estamos bem preparados", disse ele, sem dar mais detalhes.

Para o restante do trimestre, mesmo com um cenário macroeconômico sem grandes mudanças no curto prazo, o executivo afirmou que "é provável que (a Via Varejo) mantenha o ritmo de vendas" do primeiro trimestre, disse. 

A companhia também prevê que o desempenho da margem bruta do primeiro trimestre será replicado para o resultado do ano, mesmo se mantendo o atual cenário macro, em razão de estratégia comercial unificada entre as vendas físicas e online, entre outros fatores.

No primeiro trimestre, a margem bruta da empresa cresceu para 31,2% ante 26,9% cento um ano antes, favorecida pela evolução de rentabilidade do comércio eletrônico, manutenção da rentabilidade de lojas físicas e impacto positivo da Lei do Bem.

Estermann também disse que espera repetir ao longo do ano o equilíbrio financeiro do negócio online, atingido no primeiro trimestre antes do esperado, dado o forte resultado apresentado pela empresa nos três meses até março.

Empresa à venda

Em relação ao processo de venda da companhia anunciado no ano passado pelo seu controlador, o Grupo Pão de Açúcar, o executivo destacou que a direção da Via Varejo tem conseguido manter o foco na operação.

Para o analista do Credit Suisse Tobias Stingelin, é "reconfortante" ver que Via Varejo não se distraiu com o processo de venda da companhia e que pode continuar a melhorar a rentabilidade à frente.

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A varejista de eletroeletrônicos e móveis Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, começará a testar entre agosto e setembro dois novos modelos de lojas físicas. Um deles é uma lojas sem estoque, na qual os clientes poderão interagir com um catálogo digital.
"É um modelo disruptivo...que entendemos que precisamos ter para o futuro", disse o o presidente da companhia, Peter Estermann.
O outro modelo contempla uma loja menor, com exposição de produtos físicos e online por meio de catálogo digital, em um modelo semelhante ao já praticado pela rival Magazine Luiza.
A adoção de formatos de lojas integradas com o e-commerce é uma das grandes tendências do varejo mundial. A ideia é que as pessoas usem a loja como uma espécie de show room, mas que tenham acesso ao estoque total de produtos da empresa e não apenas o que há no estoque de determinada loja.

Resultado

A Via Varejo reportou na véspera lucro líquido de R$ 97 milhões no primeiro trimestre, revertendo prejuízo de R$ 237 milhões registrado no mesmo período de 2016, com crescimento de receita e margem bruta.

Para abril, a previsão da empresa é continuar com resultado positivo de vendas, mesmo com um número menor de dias úteis, que tendem a afetar significativamente o desempenho do setor.

De acordo com Estermann, a companhia ajustou estratégias de venda para compensar os feriados. "Estamos bem preparados", disse ele, sem dar mais detalhes.

Para o restante do trimestre, mesmo com um cenário macroeconômico sem grandes mudanças no curto prazo, o executivo afirmou que "é provável que (a Via Varejo) mantenha o ritmo de vendas" do primeiro trimestre, disse. 

A companhia também prevê que o desempenho da margem bruta do primeiro trimestre será replicado para o resultado do ano, mesmo se mantendo o atual cenário macro, em razão de estratégia comercial unificada entre as vendas físicas e online, entre outros fatores.

No primeiro trimestre, a margem bruta da empresa cresceu para 31,2% ante 26,9% cento um ano antes, favorecida pela evolução de rentabilidade do comércio eletrônico, manutenção da rentabilidade de lojas físicas e impacto positivo da Lei do Bem.

Estermann também disse que espera repetir ao longo do ano o equilíbrio financeiro do negócio online, atingido no primeiro trimestre antes do esperado, dado o forte resultado apresentado pela empresa nos três meses até março.

Empresa à venda

Em relação ao processo de venda da companhia anunciado no ano passado pelo seu controlador, o Grupo Pão de Açúcar, o executivo destacou que a direção da Via Varejo tem conseguido manter o foco na operação.

Para o analista do Credit Suisse Tobias Stingelin, é "reconfortante" ver que Via Varejo não se distraiu com o processo de venda da companhia e que pode continuar a melhorar a rentabilidade à frente.

Fonte

g1.globo.com / Reuters

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