Informativo Cidade - O Portal de Notícias de Taquarussu - MS

Notícias Saúde

MS vai ampliar de 21 dias para 12 semanas intervalo da 2ª dose da vacina contra covid em adolescentes

Com 277 mil doses, foco é avançar na D2 e aplicar 3ª dose em idosos, diz SES

MS vai ampliar de 21 dias para 12 semanas intervalo da 2ª dose da vacina contra covid em adolescentes
Divulgação
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mato Grosso do Sul irá ampliar de 21 dias para 12 semanas (3 meses) o intervalo para aplicação da 2ª dose da vacina contra covid em adolescentes de 12 a 17 anos a partir desta terça-feira (21), declarou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, ao Jornal Midiamax. 

 

Conforme Resende, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) irá distribuir 277.330 doses de vacina contra covid na terça-feira (21) aos 79 municípios do Estado. "Estamos continuando com a aplicação [de vacina] em adolescentes, mas vamos fazer a D2 após intervalo de 12 semanas", informou.

 

A decisão se deu com base nos indicadores de que mais de 60% dos adolescentes já tomou a 1ª dose no Estado. Além disso, decisão do Ministério da Saúde em suspender a aplicação de doses nesse público gerou controvérsias e vários estados, assim como MS, informaram que irão contrariar a decisão. "Esperamos que até lá [fim das 12 semanas], o Ministério da Saúde reveja essa decisão ou o próprio Poder Judiciário, através das várias ações de partidos políticos, do Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde] e Conasems [Conselho de Secretários Municipais de Saúde de MS]. Acredito que o Ministério vai ter que dar essa resposta. Acho que hoje a notícia mais aguardada é que revejam essa decisão", pontuou.

 

Com isso, a prioridade de MS para as doses que chegam será a de avançar na 2ª dose e seguir com a aplicação da 3ª dose em idosos. Até esta segunda-feira, o Estado já aplicou a dose de reforço em 18,57% do público de idosos e pessoas imunossuprimidas.

 

Vacinas que serão distribuídas

Na terça-feira, os municípios podem retirar as doses na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica. No total, MS recebeu as seguintes vacinas:

 

133.380 Pfizer

106.800 CoronaVac

35.250 AstraZeneca

1,9 mil da Janssen

Mato Grosso do Sul é o Estado que mais vacinou a população no País. Os dados do 'vacinômetro' mostram que 93,85% da população adulta vacinável maior de 18 anos receberam a 1ª dose do imunizante e 71,14% foram imunizados com a segunda dose. Até o momento foram vacinados 60% dos adolescentes com a primeira dose da Pfizer. Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 3.451.284 doses, sendo 1.885.197 com a primeira dose, 1.250.454 com a segunda dose e 234.904 com dose única. Mato Grosso do Sul aplicou 80.463 doses de reforço, representando 17,97% do público-alvo.

FONTE/CRÉDITOS: MIDIAMAX
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )